A partir deste sábado (1º), estarão abertas as inscrições para a segunda edição do Edital de Curtas-Metragens Brasil com S, promovido pela Embratur, com foco exclusivo na Amazônia. O objetivo do edital é impulsionar a economia criativa e o turismo na região, destacando sua diversidade natural e urbana por meio de produções audiovisuais. Produtoras de todo o Brasil podem se inscrever, com a condição de que ao menos metade dos projetos selecionados sejam de realizadores da Amazônia Legal.
O edital contempla produções de ficção, animação e documentário, e selecionará quatro projetos, que receberão R$ 100 mil cada para a produção de curtas-metragens. O tema central dos filmes deve ser o bioma amazônico, seus territórios e histórias, com a intenção de reforçar a visibilidade da região em um cenário nacional e internacional. As inscrições vão até 7 de março e o edital completo está disponível no site da Embratur.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a escolha da Amazônia como tema central está alinhada com o crescente interesse pela região, especialmente com eventos internacionais como a COP 30, que será realizada em Belém (PA). A Embratur acredita que o edital pode consolidar a Amazônia como um destino sustentável e mostrar as diversas narrativas da região, potencializando a visibilidade de suas belezas naturais e culturais.