O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja neste sábado (8) para chuvas acumuladas em diversas regiões, incluindo o litoral sul de São Paulo, partes do Mato Grosso, Paraná, Amazonas, Ceará, Pará e Santa Catarina. O aviso é válido até domingo (9). A recomendação do Inmet para essas áreas é evitar sair de casa, ficar atento a sinais de deslizamento e proteger os bens pessoais em caso de alagamentos. Além disso, o Inmet alertou sobre chuvas intensas nos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, com riscos de ventos fortes e descargas elétricas.
Para as áreas afetadas por chuvas intensas, o Inmet orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores e evite estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia, e, em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil ou os Bombeiros. O instituto destaca que as chuvas acumuladas podem causar alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios.
Além dos alertas para chuvas, o Inmet emitiu um alerta vermelho para o Rio Grande do Sul e o extremo norte do Espírito Santo devido à onda de calor, com temperaturas que podem alcançar até 40°C em Porto Alegre na próxima segunda-feira (10). O alerta será encerrado nesse dia, e as recomendações incluem cuidados para evitar doenças relacionadas ao calor excessivo, além de buscar refresco em ambientes frescos.