A Infraero, estatal vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, destinou R$ 420 mil para patrocínios a eventos e projetos esportivos em Patos (PB), cidade do deputado Hugo Motta, recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados. O valor corresponde a mais de um quarto dos patrocínios realizados pela empresa durante a gestão do governo federal, mesmo sem a Infraero operar aeroportos na Paraíba. Os recursos foram aplicados no tradicional São João da cidade e em iniciativas de incentivo ao badminton e futsal, com destaque para o apoio à Associação Atlética Banco do Brasil local.
O apoio financeiro à cidade está relacionado a uma série de vínculos familiares e políticos, incluindo o fato de que o pai de Hugo Motta é o atual prefeito de Patos e sua irmã é vista como sucessora da ex-prefeita da cidade. Além disso, Hugo Motta tem sido um dos principais defensores da ampliação do aeroporto local, obra que conta com recursos federais e estaduais. A liberação dos recursos para o município se deu após a nomeação de outro deputado do mesmo partido, Silvio Costa Filho, para o Ministério de Portos e Aeroportos, sem que os contratos passassem por seleção pública, segundo informações da Folha de S. Paulo.
A Infraero defende que os patrocínios foram realizados dentro da legalidade e que há negociações para a administração do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos. No entanto, a empresa não apresentou documentação comprobatória dessas tratativas. A estatal registrou um déficit de R$ 540 milhões em 2024, o que levanta questionamentos sobre a gestão financeira da empresa em meio a esses investimentos.