A inflação de serviços, que é um importante indicador das pressões de demanda sobre os preços, registrou uma alta de 0,78% em janeiro, frente ao aumento de 0,66% observado em dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, o aumento na inflação de serviços foi de 5,57%, contra 4,78% no mês anterior.
Por outro lado, os preços de itens monitorados pelo governo, que costumam ser mais sensíveis às políticas econômicas, apresentaram uma queda de 1,52% em janeiro, após um recuo de 0,17% em dezembro. Este resultado contribuiu para uma desaceleração nos índices gerais da inflação, trazendo um alívio para a economia.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil, registrou uma taxa de 0,16% em janeiro, com um acumulado de 4,56% nos 12 meses encerrados no primeiro mês de 2025. Embora a inflação de serviços tenha acelerado, o desempenho de itens monitorados ajudou a atenuar o impacto inflacionário no período.