A indústria de software da Índia, avaliada em US$ 254 bilhões, tem o potencial de melhorar sua produtividade entre 43% e 45% até 2029 com a adoção de inteligência artificial generativa (GenAI). Um estudo da EY India, divulgado pela Reuters, revela que a tecnologia pode impactar 500 funções em setores críticos da economia indiana. Empresas de tecnologia no país estão acelerando a implementação de GenAI, com 89% delas já realizando projetos nessa área, sendo que um terço delas já utiliza soluções em ambientes de produção.
No setor de desenvolvimento de software, os ganhos de produtividade podem ser ainda mais expressivos, chegando a até 60%. Além disso, áreas como BPO (terceirização de processos) e consultoria de TI devem registrar aumentos significativos em sua eficiência, com elevações de 52% e 47%, respectivamente. A automação de tarefas repetitivas e processos, que pode reduzir em até 24% essas atividades, é apontada como uma das principais fontes de ganho de produtividade. O estudo também estima que os trabalhadores poderiam liberar entre 8 e 10 horas semanais com essas melhorias.
Com o impacto potencial em toda a economia, a adoção de GenAI poderia elevar a produtividade geral do setor organizado da Índia em 2,61% até 2030, beneficiando cerca de 38 milhões de trabalhadores. Para aproveitar todo o potencial dessa tecnologia, as organizações precisarão reimaginar seus processos e oferecer capacitação em larga escala. O relatório sugere que parcerias público-privadas e programas de treinamento focados em IA são essenciais para suprir a lacuna de habilidades no setor, garantindo que as empresas consigam acompanhar essa transformação.