Um incêndio ocorrido na manhã de quarta-feira (12), na fábrica Maximus Confecções, no bairro de Ramos, Rio de Janeiro, prejudicou gravemente três escolas de samba da Série Ouro: Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte. As escolas perderam grande parte de suas fantasias para o Carnaval de 2025, comprometendo suas participações e desfilações. Como resultado, a Liga RJ decidiu, por unanimidade, que as agremiações não serão julgadas, nem poderão ser rebaixadas ou ascender ao Grupo Especial neste ano.
O fogo, que teve início por volta das 7h30, destruiu a produção de fantasias das escolas afetadas, com destaque para o Império Serrano, que perdeu 97% de suas fantasias, e a Unidos da Ponte, com 60% de sua produção comprometida. Além disso, a Unidos de Bangu também sofreu perdas significativas. A Liga RJ expressou solidariedade às escolas atingidas e se comprometeu a monitorar a situação de saúde das vítimas do incêndio, que deixou pelo menos 21 feridos, sendo 10 em estado grave.
Embora o julgamento das escolas afetadas tenha sido suspenso, o calendário de desfiles para as demais agremiações da Série Ouro segue sem alterações. A fábrica Maximus Confecções, que também fornecia materiais para forças de segurança, produzia fantasias e outros itens para o Carnaval, teve seu trabalho interrompido devido aos danos causados pelo incêndio. As causas do incidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.