O concurso World Cruise Awards 2024 elegeu o Icon of the Seas, da Royal Caribbean, como o melhor navio de cruzeiro do mundo. Lançado em 2024, o Icon of the Seas é quase 100 metros mais longo que o Titanic e conta com uma série de atrações, como 7 piscinas, 9 hidromassagens, 20 deques e o maior parque aquático marítimo. O Brasil também foi premiado, com destaque para o Pier Mauá, no Rio de Janeiro, como o Melhor Terminal de Cruzeiros, além de outros prêmios importantes, como o de Melhor Agência de Viagens de Cruzeiros (R11 Travel).
A premiação contou com diversas categorias, e o vencedor foi escolhido a partir de uma combinação de votos do público e especialistas do setor. Entre os outros finalistas na categoria de Melhor Grande Navio de Cruzeiro estavam o AIDAnova, com capacidade para 6.600 passageiros e 17 bares, o Carnival Jubilee, que oferece diversas atividades como mini-golf e teatro, e o Costa Toscana, que acomoda até 6.554 pessoas e conta com 13 restaurantes e 19 bares.
Além disso, outros navios como o MSC Euríbia, com um grande parque aquático e tecnologia ambiental, e o Norwegian Bliss, com uma pista de kart de dois níveis, também marcaram presença entre os finalistas. Outros navios, como o Symphony of the Seas, que já havia vencido em 2022, continuam sendo destaque por suas inovações e amplas opções de lazer, como simuladores de surfe e tobogãs. A edição deste ano do prêmio contou com 71 categorias, sendo apenas 16 globais, refletindo a abrangência e a diversidade do setor de cruzeiros.