O Ibovespa Futuro começou o dia com leve alta, refletindo a cautela do mercado diante das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos, além da expectativa pela fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. A publicação dos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, que registrou variação de 0,16%, também contribuiu para a movimentação, sendo o menor valor para janeiro desde a criação do Plano Real. A variação acumulada do IPCA nos últimos 12 meses é de 4,83%, superando a expectativa de analistas.
No cenário político brasileiro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebe o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros representantes do governo para discussões econômicas. No exterior, o mercado reagiu a um anúncio do presidente Donald Trump, que impôs tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio, afetando os mercados internacionais. A decisão gerou incertezas nos mercados, especialmente nos índices futuros dos EUA, que operavam em queda.
Os investidores mantiveram a atenção nas movimentações internacionais, como as tarifas sobre o aço e alumínio, e nos preços do petróleo, que subiram devido à redução da produção russa. As bolsas asiáticas encerraram em alta e baixa mistas, refletindo um clima de cautela. Por outro lado, os preços do minério de ferro na China fecharam em baixa. O dólar também operava em leve queda, mantendo um ambiente de incertezas nas negociações globais.