Após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos, Hugo Motta (Republicanos-PB) fez uma referência a Ulysses Guimarães ao levantar a Constituição de 1988 em seu discurso de posse. Motta destacou a importância da responsabilidade compartilhada, lembrando que “muitos têm maior probabilidade de acertar do que um só”, conforme a célebre citação do ex-deputado e presidente da Assembleia Constituinte. O novo presidente também reforçou seu compromisso com a democracia e mencionou que o Legislativo será uma barreira contra seus inimigos, como já foi durante a ditadura militar.
Em sua fala, Motta também recordou o discurso de Ulysses Guimarães, no qual ele manifestava seu repúdio à ditadura. Ao citar essas palavras, Motta se posicionou como defensor da democracia e prometeu trabalhar em harmonia com os outros Poderes. Ele ainda fez uma menção ao filme “Ainda Estou Aqui”, que narra a história do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante o regime militar, e que foi indicado ao Oscar de 2025.
Motta, de 35 anos, tornou-se o deputado mais jovem a assumir a presidência da Câmara em quase 200 anos de história da Casa. Natural da Paraíba e com uma trajetória política consolidada, Motta foi eleito para seu quarto mandato consecutivo e, ao assumir a presidência, fez história ao levar o Republicanos à liderança da Câmara pela primeira vez.