Um homem de 29 anos foi preso em Marechal Thaumaturgo, no Acre, nesta terça-feira (4) após ser condenado por abusar de sua sobrinha por sete anos. O crime foi denunciado à Polícia Civil em agosto de 2020, quando a vítima revelou os abusos sofridos desde os 7 anos, culminando em uma tentativa de suicídio. O acusado foi sentenciado a 22 anos e seis meses de prisão em regime fechado, após a investigação realizada pela polícia.
A prisão foi resultado de uma ação integrada entre as polícias Civil e Militar, que localizaram o homem na cidade, após ele se tornar foragido. De acordo com o delegado responsável pelo caso, o inquérito foi instaurado e o acusado foi indiciado, denunciado e sentenciado no ano anterior. O foragido passará por audiência de custódia nesta quarta-feira (5), e a decisão judicial determinará seu encaminhamento ao presídio estadual de Cruzeiro do Sul, caso a prisão seja mantida.
A Polícia Civil divulgou informações sobre os canais de denúncia de violência contra crianças e adolescentes, alertando sobre as formas de registrar casos de abuso de forma segura e anônima. A população pode utilizar diversos meios, como o Disque 100, além de órgãos especializados, como as delegacias e a Secretaria de Estado da Mulher, para comunicar situações de violência.