A inflação dos preços dos alimentos no Reino Unido desacelerou em janeiro, marcando a primeira redução nos últimos seis meses, segundo dados da Kantar. O aumento nos preços dos produtos alimentícios foi de 3,3%, abaixo dos 3,7% registrados em dezembro. Esse alívio nas taxas de inflação foi impulsionado pela intensificação de promoções por parte dos varejistas, que procuraram atrair consumidores mais atentos ao orçamento.
Apesar da desaceleração geral da inflação dos alimentos, certos itens ainda registraram aumentos nos preços. Produtos como chocolate, manteiga e sucos refrigerados tiveram elevações, o que continuou a pressionar os custos para os consumidores. Por outro lado, alguns itens como papel higiênico e ração para gatos apresentaram queda nos preços, aliviando parcialmente o impacto das altas.
Este cenário de menor aumento nos preços dos alimentos pode ser uma boa notícia para o governo britânico, que tem enfrentado uma inflação persistente, afetando o custo de vida no país. Embora as promoções tenham ajudado a reduzir a inflação dos alimentos, o aumento contínuo de certos produtos ainda exige cautela para uma recuperação econômica estável.