O Grêmio enfrentou dificuldades em sua estreia na Copa do Brasil de 2025 e só garantiu sua vaga na segunda fase após vencer o São Raimundo, de Roraima, em uma disputa de pênaltis. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com o time gaúcho sofrendo o gol no início do segundo tempo e só igualando a partida nos acréscimos. Sem a vantagem do empate para o time visitante nesta temporada, o Grêmio teve de se esforçar muito para evitar um grande vexame, mesmo atuando com seu time titular no Estádio Canarinho, em Boa Vista.
Nas cobranças de pênaltis, o goleiro Tiago Volpi foi o responsável por fechar a série para o Grêmio, após acertos de Arezzo, Jemerson e Braithwaite. O time da casa teve dificuldades, com um chute desperdiçado por Luan e uma defesa de Volpi no arremate de Klebinho. Apenas Juninho converteu para o São Raimundo. Com a vitória, o Grêmio avançou à segunda fase e garantiu R$ 1.543.500,00 em premiação.
Outros times também avançaram na competição, como o Náutico, que derrotou o Santa Cruz-RN por 4 a 0 em Natal e vai enfrentar o vencedor de Maranhão-MA e Vitória. Já o CSA surpreendeu o Boavista ao vencer por 2 a 0, e enfrentará a Tuna Luso-PA, que eliminou o Sampaio Corrêa-MA com uma vitória por 1 a 0.