O gramado do Maracanã tem sido alvo de críticas por parte dos jogadores, especialmente após o clássico entre Flamengo e Botafogo. Os atletas destacaram que o campo está duro e a bola não está nas melhores condições, o que prejudica o desempenho durante os jogos. A Greenleaf, empresa responsável pela manutenção do estádio, prometeu melhorias para o próximo jogo entre Flamengo e Vasco, assegurando que a sensação de maciez no campo será notada. No entanto, os jogadores ainda não perceberam mudanças após o jogo contra o Botafogo.
Durante as declarações, os jogadores mencionaram que, apesar das condições difíceis, é necessário se adaptar ao campo e à bola, já que todos os times jogam sob as mesmas circunstâncias. A falta de uma superfície mais adequada foi citada como um fator limitante para a exibição técnica das equipes, que possuem jogadores de qualidade, mas acabam sendo prejudicados pelas condições do gramado. A melhoria do campo e da bola poderia potencializar o espetáculo e melhorar a qualidade do campeonato.
Para tratar desse assunto, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) convocou uma reunião entre os clubes nesta quinta-feira. O objetivo é discutir não apenas as condições dos gramados do Campeonato Carioca, mas também as críticas relacionadas à bola utilizada, fabricada pela Penalty. A expectativa é que, com a presença da Greenleaf e da Penalty, sejam feitos ajustes e esclarecimentos para melhorar as condições de jogo para as equipes.