O governo federal premiou na última segunda-feira (10) iniciativas educacionais de prefeituras e secretarias de educação dos estados que asseguraram o direito à alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental. A ação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), criado para alcançar a meta de alfabetizar 80% das crianças de 7 a 8 anos até 2030. O presidente Lula destacou a importância da educação para o desenvolvimento do país e afirmou que o Brasil não será considerado desenvolvido sem investimentos contínuos nesse setor.
Durante o evento, foram entregues os prêmios em diferentes categorias, como o Selo Ouro, Prata e Bronze, a 4.187 municípios que se destacaram em ações de alfabetização. O Ministério da Educação (MEC) utilizou uma série de critérios para avaliar as iniciativas, levando em conta dimensões como a integração de políticas educacionais, formação de docentes e distribuição de materiais. A medida visa criar um sistema educacional mais eficiente e acessível, com o objetivo de reduzir índices de reprovação e evasão escolar, que comprometem o futuro dos estudantes.
O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que a política de alfabetização deve ser construída de baixo para cima, com o envolvimento de gestores locais, e afirmou que o Brasil tem avançado nas metas, com a alfabetização de 56% das crianças, um aumento em relação aos 36% de anos anteriores. A entrega dos selos é uma forma de reconhecer o trabalho de estados e municípios que têm se empenhado para garantir a qualidade da educação básica e promover a inclusão escolar no país.