O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que a Junta de Execução Orçamentária (JEO) trabalhará no redesenho do Orçamento de 2025, levando em conta os efeitos das medidas de ajuste fiscal aprovadas no ano anterior pelo Congresso Nacional. Segundo Padilha, o governo buscará acelerar a aprovação da proposta orçamentária, por meio de um diálogo com o relator do orçamento, senador Angelo Coronel. A intenção é concluir rapidamente a definição do orçamento para o próximo ano, com base nas novas medidas econômicas implementadas.
A Junta de Execução Orçamentária se reuniu na última semana e está finalizando a proposta para ajustar o Orçamento 2025, conforme o impacto do ajuste fiscal realizado no final do ano anterior. Padilha também afirmou que, com a retomada dos trabalhos no Legislativo, será reaberta a discussão sobre o orçamento. O governo pretende intensificar o diálogo com os líderes parlamentares, incluindo o presidente da Comissão Mista do Orçamento e o próprio relator, para garantir que a proposta seja discutida e aprovada com a maior celeridade possível.
Em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, o ministro também comentou sobre outros temas, como a votação de vetos presidenciais, que ainda não está definida. Quando questionado sobre o tema das emendas parlamentares, Padilha ressaltou que é natural a defesa desses recursos pelos parlamentares e que ele mesmo é favorável a essa prática, sem confirmar discussões sobre o tema durante o encontro com os presidentes do Senado e da Câmara.