O Governo Federal anunciou a intenção de lançar o edital de um novo concurso público até o fim do primeiro trimestre de 2025, com provas previstas para agosto. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou que a escolha do mês de agosto se baseia em um estudo hidrológico que aponta menor incidência de chuvas no Brasil, embora tenha lembrado que, no ano anterior, ocorreram enchentes no Rio Grande do Sul. A data foi escolhida para otimizar a logística das provas em diversas regiões do país.
O novo concurso, diferente do anterior, será voltado para duas novas carreiras no serviço público federal: uma na área de defesa, justiça e segurança, e outra no desenvolvimento socioeconômico, com ênfase em temas como desenvolvimento regional, agrário e econômico. Os cargos exigem nível superior e oferecem salários que variam entre R$ 9 mil e R$ 22 mil. A ministra também garantiu que este certame não interferirá na convocação dos aprovados no concurso atual, que tem validade por um ano, com possibilidade de prorrogação.
A realização do novo concurso está atrelada à aprovação da Lei Orçamentária da União (LOA), que ainda depende da aprovação pelo Congresso Nacional. Sem essa aprovação, a liberação de verbas para novos certames fica comprometida. A expectativa é que a LOA seja votada em 10 de março e sancionada em 15 de março, o que permitirá a continuidade do cronograma do novo concurso.