O governo federal está desenvolvendo uma plataforma para centralizar as informações sobre crianças na primeira infância, faixa etária de zero a seis anos, integrando dados de saúde, educação e assistência social. A proposta, que se assemelha ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), será alimentada pelas prefeituras e permitirá um melhor planejamento de políticas públicas. O objetivo é que as esferas federal, estadual e municipal compartilhem dados para uma abordagem mais eficiente e direcionada às necessidades dessa faixa etária.
A implementação ocorrerá em duas fases. Na primeira, estados e municípios serão responsáveis por inserir os dados das crianças, e na segunda, será criada uma plataforma digital, possivelmente um aplicativo, que facilitará o acesso a informações como a disponibilidade de vagas em creches e unidades de saúde. A medida busca oferecer um atendimento mais preciso e abrangente para as crianças em situação de vulnerabilidade.
A base de dados, que já é discutida há um ano, também proporcionará maior organização e transparência, permitindo que tanto o governo quanto as famílias acompanhem o desenvolvimento das crianças. A proposta inclui a digitalização de informações, como a caderneta de vacinação, que será integrada à plataforma, permitindo um acompanhamento mais completo e uma gestão pública mais eficiente voltada para a primeira infância.