O governo federal planeja realizar diversos leilões para a concessão de rodovias e ferrovias, com investimentos que somam bilhões de reais. São previstos R$ 91,4 bilhões para 5,5 mil quilômetros de estradas e R$ 99,7 bilhões para 1.708 quilômetros de ferrovias, incluindo a Ferrovia de Integração Centro-Oeste e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Além disso, o setor portuário também receberá investimentos, com 50 empreendimentos em diversas regiões do Brasil, somando R$ 20 bilhões. Essas ações visam atender à crescente demanda por escoamento da produção agrícola, principalmente grãos, com estimativas de transporte de mais de 320 milhões de toneladas de grãos e mais de 1,2 bilhão de toneladas no total, incluindo outros produtos.
Durante o anúncio de medidas para a safra 2024-2025, ministros destacaram a importância dos investimentos na infraestrutura para o crescimento do setor agrícola e o aumento das exportações. A avaliação foi de que a infraestrutura tem se mostrado mais eficiente, especialmente em estados da Amazônia Legal, onde a malha rodoviária passou por melhorias. O índice de conservação das rodovias no Arco Norte aumentou significativamente, chegando a 83% em 2024, superando os 52% verificados em 2022.
Entretanto, apesar dos avanços, há desafios no setor, com lideranças de caminhoneiros ameaçando realizar uma greve no Porto de Santos devido ao aumento no preço do diesel e insatisfações com decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a Lei dos Caminhoneiros. O governo tenta dissuadir a paralisação, esclarecendo que não autorizou o aumento nos combustíveis, e busca dialogar com as lideranças do setor para evitar impactos negativos no transporte rodoviário.