A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás (PF/GO) assinaram, no dia 31 de janeiro, um acordo de cooperação com o objetivo de melhorar o atendimento aos imigrantes no estado. Esta iniciativa, pioneira no Brasil, busca facilitar a regularização de estrangeiros, incluindo refugiados e apátridas, com foco na emissão de documentos essenciais, como a Certidão de Movimentos Migratórios e a Carteira Nacional de Registro Migratório.
A parceria também prevê a capacitação de servidores da Seds, visando aprimorar o atendimento aos imigrantes. A atuação conjunta tem como objetivo acelerar os processos de regularização e garantir que os imigrantes possam acessar serviços essenciais, como trabalho, educação e moradia, a partir da emissão de documentos legais. A Seds será responsável por mediar o contato entre os imigrantes e a PF/GO, garantindo a eficiência na gestão desses processos.
De acordo com o Observatório Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas de Goiás, o estado possui atualmente 19.748 imigrantes registrados, com a maior parte vindo de países como Venezuela, Haiti e Colômbia. Os municípios de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia são os que mais recebem imigrantes. A parceria entre a Seds e a PF/GO visa ampliar em 50% o número de atendimentos diários, com o objetivo de atender à crescente demanda de serviços para esse público vulnerável.