O governo prometeu resgatar a criatividade como um componente essencial na vida escolar, o que representa uma oportunidade para mudar o currículo. A dança, como prática cultural e educacional, é vista como uma ferramenta poderosa para transformar vidas, oferecendo benefícios físicos, mentais e sociais. A publicação de um relatório de revisão intermediária sobre o tema nos próximos dias poderá ser decisiva para consolidar a dança como parte central do currículo escolar.
A prática da dança tem se mostrado eficaz para melhorar a saúde física e mental, além de proporcionar um aumento na confiança e no bem-estar dos indivíduos. Estudos indicam que a participação em atividades de dança resultou em um número significativo de benefícios, incluindo a redução de consultas médicas e psicoterapêuticas, gerando uma economia substancial para o sistema de saúde. Além disso, a dança tem demonstrado ser particularmente eficaz para alcançar e engajar meninas, mulheres e pessoas com deficiência, áreas frequentemente negligenciadas por outras formas de atividade.
O papel da dança vai além da performance artística, funcionando como uma ponte para a inclusão e o desenvolvimento pessoal. A urgência de colocar a dança de volta no currículo escolar é um reflexo das necessidades de uma educação mais completa e integradora, que abrange não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o emocional e social dos estudantes.