O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ajuizou uma ação contra autoridades do estado de Nova York, incluindo a governadora Kathy Hochul, devido à alegada falha na aplicação de normas federais de imigração. O processo foca em uma legislação estadual que impede o compartilhamento de informações sobre veículos e endereços com as autoridades de imigração federais. A ação, protocolada em Albany, alega que a lei de Nova York entra em conflito com a Constituição dos EUA, que determina que a legislação federal deve prevalecer sobre leis estaduais.
A medida busca uma ordem judicial que proíba o estado de Nova York de aplicar a lei conhecida como “sinal verde”, que estabelece uma cláusula obrigatória de denúncia para o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado, exigindo que informe aos cidadãos quando suas informações forem solicitadas por autoridades federais de imigração. De acordo com a procuradora-geral, Pam Bondi, a legislação dificulta a colaboração entre o estado e a polícia federal de imigração.
O Departamento de Justiça também processou o estado de Illinois por políticas similares de proteção a imigrantes. Em meio a esses eventos, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, tinha um compromisso com o presidente dos EUA, Donald Trump, agendado para o dia 13 de fevereiro, mas fontes informaram que o encontro foi adiado para a próxima semana.