O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva no dia 11 de fevereiro, determinando que as agências federais colaborem com o Departamento de Eficiência do Governo (Doge), sob a liderança de Elon Musk, para implementar uma redução no número de funcionários. O objetivo é diminuir o tamanho da administração pública federal, limitando as contratações a posições consideradas essenciais.
De acordo com a ordem, os líderes das agências devem trabalhar para reduzir a força de trabalho, com uma reavaliação de funções e fusões de departamentos que não sejam essenciais. A medida também estabelece que, para cada quatro funcionários que saírem, as agências poderão contratar no máximo um novo trabalhador, com exceções para áreas como imigração, segurança pública e aplicação da lei.
A ordem prevê, ainda, a implementação de planos para a redução em larga escala de funcionários, com a coordenação do Escritório de Gestão de Pessoal, para garantir altos padrões de conduta entre os servidores. As agências devem identificar quais setores podem ser eliminados ou combinados, caso suas funções não sejam obrigatórias por lei.