O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (14) que o governo federal vê sinais claros de mudanças na gestão da Vale, o que justifica a confiança nos novos projetos da mineradora, como o programa Novo Carajás. Segundo Silveira, a Vale se distanciou do equilíbrio necessário entre os interesses da empresa e da sociedade brasileira nos últimos anos, mas acredita-se que a nova liderança, comandada por Gustavo Pimenta, traga uma mudança positiva para a companhia.
Ao longo de 2024, integrantes do governo, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haviam cobrado mais diálogo da Vale, especialmente após críticas à administração anterior. O ministro Silveira reforçou que a sociedade brasileira deve ser sempre a maior beneficiada pelos projetos de mineração, além de destacar que as concessões de direitos minerais não devem beneficiar apenas as empresas, mas também atender aos interesses do país.
Em um momento de renovação para a mineradora, a Vale anunciou um investimento de R$ 70 bilhões no complexo de Carajás, no Pará, nos próximos cinco anos. O Programa Novo Carajás visa celebrar os 40 anos de atuação da Vale na região e é considerado um marco importante para a empresa, alinhando-se aos objetivos já traçados em seu planejamento estratégico.