O Governo do Estado de São Paulo anunciou, no dia 10 de fevereiro, a autorização para a elaboração dos estudos necessários à ampliação da Linha 6-Laranja do Metrô, um projeto que visa estender a linha em sete quilômetros e incluir seis novas estações. A expansão contemplará principalmente as regiões centro-leste e noroeste da capital, com a conclusão dos estudos ainda sem prazo definido.
Atualmente, a Linha 6-Laranja já possui 15,3 km de extensão e 15 estações em construção, ligando o noroeste ao centro da cidade. A ampliação incluirá estações como Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos/Parque da Mooca, além das novas paradas em Morro Grande e Velha Campinas, que serão construídas por meio do método de escavação NATM. A obra também pode integrar a Linha 6-Laranja à Linha 10-Turquesa, ligando o centro ao ABC paulista.
A concessionária Linha Universidade ficará responsável pelos estudos de viabilidade e pela obtenção das licenças necessárias para as obras. Após essa fase, o governo estadual decidirá sobre a inclusão da ampliação no contrato de concessão da linha. A expectativa é que a operação da parte já contratada da linha comece de forma parcial até outubro de 2026.