O governo de São Paulo decidiu estender o funcionamento do Gabinete de Crise da Defesa Civil até a próxima quarta-feira (5), após as fortes chuvas que atingiram o estado. Desde sexta-feira (31), a Defesa Civil emitiu alertas por meio do cellbroadcast para diversas regiões, incluindo a capital e cidades do ABC paulista, como São Bernardo do Campo e Guarujá. Além dos alagamentos, o monitoramento abrange pontos críticos nas áreas afetadas, onde os acumulados de precipitação superaram 100 milímetros, como em Itanhaém e Santos.
A Defesa Civil atualizou, neste domingo (2), as condições de algumas cidades, apontando uma queda no nível das águas em locais como Cajamar e Santo André. No entanto, o Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, continua enfrentando altos níveis de alagamento, afetando residências e ruas, o que tem causado grande transtorno para a população local. As autoridades seguem atentas aos danos e ao impacto das chuvas nas comunidades.
Além disso, um incidente trágico foi registrado no sábado (1), quando um idoso faleceu após ficar preso em seu veículo durante uma enchente na zona leste da capital. O Corpo de Bombeiros realizou os primeiros socorros, mas, infelizmente, a vítima não resistiu. A situação continua sendo monitorada, e a Defesa Civil segue com os esforços de contenção e auxílio às cidades afetadas.