O Governo de São Paulo decretou, na manhã de quarta-feira (19), situação de emergência para acelerar o acesso a recursos federais destinados ao combate da dengue e outras arboviroses. A medida foi oficialmente publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (20). O decreto permite a adoção de ações administrativas urgentes para conter a propagação da doença, com foco na vigilância em saúde, atenção primária e especializada.
Entre as medidas previstas, o governo paulista irá adquirir insumos, materiais, e serviços essenciais para o enfrentamento da crise. Além disso, o estado prorrogou contratos e convênios que contribuem no combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, ampliando o alcance das ações de vigilância epidemiológica e assistência à saúde dos pacientes afetados.
A Secretaria da Saúde realocará servidores conforme as necessidades emergenciais das áreas técnicas, reforçando o combate ao mosquito e a atenção aos pacientes. O objetivo é intensificar as ações de vigilância e oferecer suporte adequado ao controle das arboviroses, conforme avaliação contínua das áreas técnicas da saúde.