O governo de São Paulo anunciou a autorização para estudos que visam expandir a linha 6-Laranja do metrô até a Mooca, na zona leste, com um ramal de mais de 7 km de extensão. O projeto, que inclui seis novas estações, promete melhorar a conectividade de áreas como Aclimação, Cambuci e Vila Monumento. A expansão tem como objetivo proporcionar maior eficiência e integração no transporte público da capital, com foco em conforto e qualidade para os usuários.
Além disso, foi aprovada a modelagem para a construção do túnel imerso Santos-Guarujá, um projeto de R$ 6 bilhões que deve impactar positivamente a mobilidade na Baixada Santista. Com três faixas de rolamento em cada sentido e um acesso dedicado para pedestres e ciclistas, a obra tem o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios e atender à crescente demanda de infraestrutura para a região.
A expansão da linha 6-Laranja e o túnel imerso fazem parte de um conjunto de ações do governo estadual para melhorar o transporte sobre trilhos em São Paulo. Atualmente, há ao menos 12 projetos em andamento, incluindo a ampliação da Linha 2-Verde do metrô. Esses projetos devem gerar milhares de empregos diretos e indiretos e aumentar a integração entre diferentes modais de transporte, melhorando a mobilidade urbana.