Mais de 20 cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais foram incluídas em uma lista de municípios com risco elevado para eventos climáticos extremos, como secas e inundações. Essas cidades poderão acessar recursos financeiros emergenciais por meio do Edital Municípios 2025, lançado pelo governo estadual. A plataforma AdaptaBrasil, que monitora os impactos das mudanças climáticas no Brasil, foi responsável pela classificação dos municípios em risco muito alto e alto. O Governo de Minas, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), disponibilizou até R$ 400 milhões em créditos para apoiar essas prefeituras.
Os recursos serão destinados principalmente à construção de infraestrutura para mitigação dos efeitos da seca, como reservatórios e sistemas de irrigação, além de obras para prevenir inundações, como drenagens e bacias de retenção. O programa prevê condições diferenciadas de financiamento, com taxas de juros que variam entre 0,33% e 0,41% ao mês, dependendo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, e prazos de até 96 meses para pagamento. As prefeituras interessadas devem submeter suas propostas até o dia 17 de março.
Além das ações de combate aos desastres naturais, o edital também contempla outros tipos de investimento, como pavimentação, construção e reformas de prédios públicos, aquisição de máquinas e apoio à cultura e esportes. Com isso, o governo estadual visa fortalecer a capacidade das prefeituras para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que melhora a infraestrutura local.