O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, receberá nesta terça-feira (11.fev.2025), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para uma reunião em que serão apresentadas as pautas prioritárias do governo. O encontro ocorrerá na residência oficial e será uma oportunidade para discutir as principais iniciativas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com foco em questões fiscais e econômicas que impactam diretamente a população.
Entre os temas destacados pela gestão de Lula, estão a reforma tributária, com ênfase na isenção de impostos para quem ganha até R$ 5 mil mensais e a tributação sobre os mais ricos. A agenda inclui também a regulamentação de grandes empresas de tecnologia e a limitação de supersalários no serviço público. Além disso, o governo busca avançar em uma nova legislação fiscal que permita maior controle sobre a dívida pública e uma expansão sustentável da economia, visando a redução do desemprego e da inflação.
Outros pontos da agenda abordam reformas estruturais, como a previdência dos militares e um novo marco legal de falências. O governo também pretende incentivar a transformação ecológica por meio da criação de novos fundos e políticas de sustentabilidade, incluindo a implementação de um mercado de carbono e a atração de investimentos para áreas como datacenters e inteligência artificial. A agenda se completa com medidas para fortalecer o ambiente de negócios e proteger investidores, além de modernizar o sistema de concessões e permissões no Brasil.