O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que não há uma nova crise em relação à suspensão das linhas subsidiadas do Plano Safra 2024/2025, medida anunciada pelo Tesouro na última quinta-feira, 20. Costa reconheceu, porém, que a falta de aprovação do orçamento gera dificuldades, mas garantiu que uma solução técnico-jurídica será encontrada para garantir a continuidade do plano.
Após manifestações do setor agrícola, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu uma solução rápida para o impasse. Em resposta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo editará uma medida provisória para liberar R$ 4 bilhões em crédito extraordinário, com o objetivo de minimizar os impactos imediatos. No entanto, a solução definitiva está vinculada à resolução do impasse orçamentário.
O governo segue buscando alternativas para contornar os desafios financeiros impostos pela não aprovação do orçamento, com o compromisso de viabilizar o financiamento necessário para o agronegócio. A continuidade do Plano Safra depende da resolução dessa questão, que está sendo tratada com urgência pelas autoridades.