O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca recuperar sua popularidade após uma queda histórica de 11 pontos percentuais na aprovação, segundo pesquisa Datafolha publicada em 14 de fevereiro. Para isso, o Planalto aposta em ações sociais, como o programa Farmácia Popular, que passará a oferecer gratuitamente 41 itens, incluindo fraldas geriátricas e medicamentos para o tratamento de diabetes associado a doenças cardiovasculares.
Além disso, a equipe do presidente planeja o lançamento de um programa que distribuirá gás de cozinha gratuitamente para 22 milhões de famílias, com previsão de início próximo, conforme anunciado por Lula. Tais medidas fazem parte de uma tentativa do governo de aumentar a confiança popular, especialmente em meio a desafios econômicos e sociais.
A pesquisa Datafolha revelou que a aprovação do governo caiu para 24%, o menor índice em seus três mandatos. Em comparação, a última pesquisa de dezembro apontava uma aprovação de 35%. A queda acentuada, com margem de erro de dois pontos percentuais, reflete a crescente preocupação do governo com sua imagem, especialmente entre eleitores do Nordeste, região onde Lula tem tradicionalmente maior apoio.