O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que o governo federal fará uma nova seleção de 100 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, com foco em prefeitos e empresas que apresentarem projetos mais avançados. A nova seleção buscará corrigir falhas do processo anterior, como o atraso nas obras, e inclui melhorias para tornar a execução mais ágil. A previsão é que até maio de 2025, 100 mil unidades estejam em construção, com a inclusão de novos itens como varandas e bibliotecas, conforme orientações do presidente Lula.
Durante o evento em Brasília, Jader Filho também destacou as ações no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que financiará projetos de drenagem e contenção de encostas para prevenir desastres climáticos. Esses projetos contam com recursos do Orçamento da União e do FGTS e somam R$ 15 bilhões para drenagem e mais de R$ 1,7 bilhão para a contenção de encostas. Além disso, o governo planeja novas seleções para abastecimento de água rural em regiões afetadas pela seca.
O evento em Brasília, que também contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024. Durante sua fala, o presidente destacou que o momento não era adequado para solicitações ao governo federal, orientando os prefeitos a apresentarem suas demandas na Marcha dos Prefeitos, evento previsto para o meio do ano. O encontro busca integrar os municípios ao governo federal, com workshops e oficinas voltados para políticas públicas de desenvolvimento local.