O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta um momento de queda na popularidade, alimentada principalmente pela alta nos preços dos alimentos. Assessores do presidente acreditam que uma possível denúncia da Procuradoria-Geral da República sobre o inquérito da tentativa de golpe de 2023 pode ajudar a mudar o foco da oposição, direcionando a atenção para o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus ex-assessores. A expectativa é de que a denúncia seja feita ainda nesta semana, o que pode resultar em um alívio temporário para o governo.
Enquanto isso, a oposição, principalmente ligada a figuras do antigo governo, tem se aproveitado do desgaste do presidente Lula para avançar em pautas como a anistia para os envolvidos nos eventos de janeiro de 2023. Em um movimento estratégico, a oposição planeja um encontro no Senado com Bolsonaro para discutir as prioridades da direita no Congresso Nacional. Esse momento tem gerado expectativas de intensificação das pautas conservadoras, além de uma tentativa de minar a base de apoio do governo.
De acordo com membros do governo, a mudança no foco político pode ser uma oportunidade para reverter a onda negativa. A recomendação interna é que a administração federal mantenha a calma e aguarde o desfecho da denúncia da Procuradoria-Geral da República, permitindo que o cenário se desenrole antes de adotar medidas de resposta. As lideranças petistas estão confiantes de que, com o tempo, o foco nas ações da oposição irá diminuir, dando margem para uma reação mais eficaz do governo.