O portal de serviços digitais do governo federal, Gov.br, passou a contar com uma nova ferramenta que oferece aos cidadãos uma caixa postal individual, onde poderão receber comunicados de órgãos públicos federais de forma personalizada. A novidade, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), será criada automaticamente para todos os usuários cadastrados na plataforma, sem a necessidade de ação adicional por parte dos cidadãos. A comunicação será focada em temas de interesse específico de cada pessoa, como serviços públicos e benefícios.
Além de facilitar a comunicação, a nova caixa postal garante maior segurança, já que as mensagens serão enviadas por um canal único e autenticado, o que assegura que os usuários não recebam informações falsas ou tentativas de fraude. A plataforma Gov.br possui três níveis de segurança (bronze, prata e ouro), sendo que apenas usuários com selos de confiabilidade prata e ouro terão acesso à caixa postal. A ferramenta foi projetada para oferecer também uma experiência mais segura, validada por meio de autenticação de dois fatores, como a biometria facial.
A caixa postal será usada para comunicar uma variedade de serviços, como convocação para o alistamento militar obrigatório, campanhas de vacinação, e informações sobre benefícios sociais, como o Bolsa Família e aposentadoria. A estreia dessa funcionalidade ocorrerá com a convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com orientações complementares nos canais oficiais, como o Diário Oficial da União (DOU). O MGI também reforça que, apesar da introdução da nova ferramenta, as comunicações oficiais continuarão a ser realizadas pelos canais tradicionais, com a caixa postal como um complemento mais seguro e eficiente.