O portal de serviços digitais do governo federal, Gov.br, lançou uma nova ferramenta de caixa postal digital, permitindo que os cidadãos recebam comunicados diretamente de órgãos públicos. A caixa postal será criada automaticamente para todos os usuários cadastrados na plataforma, sem necessidade de ações adicionais. O objetivo é oferecer uma comunicação personalizada, com mensagens específicas para cada cidadão, de acordo com seu perfil e momento de vida. A plataforma garante que a comunicação será segura e confiável, evitando tentativas de fraude, por meio da verificação em duas etapas, como biometria facial e dados bancários.
A nova caixa postal é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e está disponível para os cidadãos com nível de segurança “prata” e “ouro”. Esses usuários poderão acessar a caixa postal tanto pelo aplicativo quanto pelo site Gov.br. A plataforma, que já conta com cerca de 164 milhões de usuários cadastrados, também possibilita o acesso a 4,5 mil serviços digitais, entre os quais estão informações sobre alistamento militar, campanhas de vacinação, e benefícios como o Bolsa Família e o Seguro Desemprego.
O Ministério da Gestão esclareceu que, embora a nova ferramenta seja uma opção segura e personalizada para a comunicação, os canais tradicionais, como o Diário Oficial da União, continuarão sendo utilizados para o envio de informações. A ideia é complementar, e não substituir, os meios de comunicação existentes, garantindo maior confiança e transparência nas interações entre o governo e os cidadãos.