Na última semana, um aposentado de 72 anos foi vítima de um golpe em Caçapava, no interior de São Paulo, quando criminosos se passaram por agentes do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles enganaram a vítima, que está na fila para transplante e aguardando cirurgias no SUS, afirmando que precisavam atualizar seus dados para dar andamento aos procedimentos médicos. Os golpistas, uniformizados com colete e crachá, visitaram o idoso, coletaram documentos pessoais e, com essas informações, abriram contas bancárias em seu nome e realizaram empréstimos de mais de R$ 80 mil.
Os criminosos usaram os dados do idoso para solicitar empréstimos, utilizar limite de cartão de crédito e cheques especiais, além de antecipar o 13º salário. A vítima, que é paciente de hemodiálise, acreditava que o cadastro era uma exigência para a realização das cirurgias, o que facilitou o golpe. As autoridades foram acionadas, e o advogado da vítima está buscando medidas legais para bloquear as cobranças dos empréstimos até que a investigação seja concluída.
A Prefeitura de Caçapava alertou que agentes comunitários de saúde nunca solicitam dados bancários ou financeiros e recomendou que, em caso de abordagens suspeitas, a população entre em contato com a unidade de saúde local para confirmar a identidade dos agentes. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e ainda não há prisões. O banco envolvido declarou que adota medidas de segurança para prevenir fraudes e afirmou que está apurando o ocorrido.