Nos tempos atuais, a crescente conectividade digital tem sido acompanhada pelo aumento de golpes virtuais, especialmente em plataformas de redes sociais e aplicativos de mensagens. A combinação de um ambiente online vulnerável e a manipulação emocional tem sido usada por criminosos para enganar vítimas, muitas vezes idosos. Um caso recente revela como um golpista se aproveitou da fragilidade emocional de uma mulher idosa, de 69 anos, para aplicar um golpe envolvendo promessas de amor e presentes luxuosos.
A vítima, que acreditava estar envolvida em um relacionamento com uma pessoa de alta posição social, chegou a realizar empréstimos e planejou vender sua casa para enviar mais de R$ 150 mil ao golpista. Este, que iniciou o contato por meio do Facebook e continuou a interação no Telegram, conseguiu convencê-la até a ponto de exigir que ela se ferisse como um “sinal de fidelidade”. O caso foi investigado pela Polícia Civil, que identificou a atuação de uma organização criminosa já responsável por várias vítimas em todo o Brasil.
Diante da gravidade da situação, a Justiça determinou a interdição patrimonial da idosa, buscando evitar mais prejuízos financeiros. A polícia alerta sobre o crescimento desse tipo de crime e destaca a importância de a família estar atenta aos comportamentos dos idosos, especialmente em relação ao uso excessivo das redes sociais. Também é recomendado cautela em relação a pedidos de dinheiro e a verificação rigorosa da identidade de pessoas com quem se estabelece qualquer tipo de relacionamento virtual.