Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Política
    Política
    Acompanhe as principais decisões políticas que moldam o Brasil. Cobertura completa sobre o governo, Congresso, eleições, e as movimentações dos principais personagens políticos do país.…
    Mostrar mais
    Top News
    Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
    17 de abril de 2024
    Conselho nacional de justiça aplica aposentadoria compulsória a magistrado
    3 de junho de 2025
    PAT Planalto Sul promove encontros sobre conservação ambiental
    16 de julho de 2025
    Últimas Notícias
    Governo Lula avalia medidas para proteger empregos de tarifas dos EUA
    25 de julho de 2025
    Governo Lula Avalia Medidas para Proteger Empregos com Tarifas dos EUA
    25 de julho de 2025
    Rapper Oruam é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas
    25 de julho de 2025
    The Economist critica tarifas de Trump como ‘agressão chocante’ ao Brasil
    25 de julho de 2025
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Goiás Social: Casa do Interior acolhe simultaneamente três casos de gêmeas siamesas
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Portal de notícias Brasil em Folhas > Blog > Últimas notícias > Goiás Social: Casa do Interior acolhe simultaneamente três casos de gêmeas siamesas
Últimas notícias

Goiás Social: Casa do Interior acolhe simultaneamente três casos de gêmeas siamesas

Fernando Alcântara Mendonça
Última atualização: 20 de fevereiro de 2025 18:17
Fernando Alcântara Mendonça
Compartilhar
Tempo: 7 min.
Compartilhar

Unidade tem sido um porto seguro para famílias em busca de tratamento especializado na capital. Sob o comando da coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, instituição oferece apoio integral e humanizado

Sumário
Ambiente acolhedorReferência

Quando descobriu que estava grávida de gêmeas siamesas, Liliane Silva dos Santos, de Piraí do Norte (BA), enfrentou uma jornada repleta de incertezas. Após o nascimento de Laura e Laís em agosto de 2019, unidas pela bacia, a família foi acolhida na Casa do Interior de Goiás (Cigo), unidade do Governo do Estado, mantida pelo Goiás Social e pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

O local, que conta com 120 leitos e já realizou quase 23 mil atendimentos desde 2019, oferece hospedagem, alimentação e suporte integral para pacientes do interior goiano e de outras regiões do país que vêm a Goiânia para tratamentos médicos, tudo sem custo. A unidade já recebeu 13 casos de siameses e, atualmente, acolhe três casos simultaneamente: Laura e Lais, de cinco anos; Kiraz e Aruna, de 1 ano e 10 meses, e Nathaly e Rhadassa, que nasceram no último dia 13 de fevereiro.

“A Casa do Interior de Goiás é mais do que um espaço de acolhimento, é um lugar de esperança, cuidado e dedicação. Aqui, acompanhamos histórias de superação todos os dias, e o atendimento contínuo às gêmeas siamesas é um exemplo do nosso compromisso com a vida e com as famílias que mais precisam. Desde o primeiro momento, as equipes do Goiás Social e da OVG têm se empenhado para oferecer suporte humanizado, garantindo conforto e toda a assistência necessária durante todo o tratamento”, enfatiza a coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado.

Hóspedes recorrentes da Cigo desde o nascimento, Laura e Laís, acompanhadas da mãe, Liliane, e da tia, Lina, recebem suporte contínuo desde agosto de 2019, incluindo hospedagem, alimentação e assistência médica. A cirurgia de separação ocorreu quando as meninas tinham 1 ano e 5 meses, marcando um novo capítulo em suas vidas. “A OVG nos deu todo o apoio necessário, desde a doação de fórmula infantil até roupas personalizadas feitas pelas voluntárias, enxoval e até um quarto exclusivo, com lactário, na época da pandemia”, relata Liliane Silva dos Santos, mãe das meninas. Atualmente, a família retorna anualmente para avaliações médicas, sempre contando com o suporte o Goiás Social e da OVG.

Ambiente acolhedor

Já em dezembro de 2023 foi a vez de Liliane Cristina da Silva e Alessandro Rodrigues, de Igaraçu do Tietê (SP), chegarem à Cigo com as filhas Kiraz e Aruna, de 1 ano e 10 meses, unidas pelo tórax. Buscando a experiência do cirurgião pediátrico Dr. Zacharias Calil, referência em casos de siameses, a família encontrou na iniciativa do Governo de Goiás um ambiente acolhedor. Além da hospedagem, receberam fraldas e fórmula infantil, essenciais para o desenvolvimento das meninas. “O apoio da equipe multidisciplinar da Cigo tem sido fundamental para nós, realmente é um atendimento que faz toda a diferença, especialmente com as psicólogas e as assistentes socais, que muito nos ajudam”, afirma Liliane Cristina. As gêmeas estão em preparação para a cirurgia de separação, com expansores de pele já implantados para facilitar o procedimento.

Mais recentemente, em novembro de 2024, Valdineia Satil Camargo Buiarski, de Buritis (RO), grávida de gêmeas siamesas unidas pelo tronco e abdômen, foi acolhida na Cigo com 33 semanas de gestação. Acompanhada por sua mãe, Rosiane da Paixão Satil Camargo, Valdineia recebeu cuidados especializados e participou de campanhas para arrecadação de enxoval, em parceria com o projeto Meninas de Luz da OVG. Hospedada na unidade à espera do parto, ela deu à luz Nathaly e Rhadassa no último dia 13 de fevereiro, em Goiânia.

Gracinha Caiado, que acompanha de perto cada um dos casos, destaca a importância do serviço oferecido pela Cigo. “Estamos aqui para acolher, amparar e proporcionar um ambiente onde cada paciente e sua família sintam-se em casa. Essa é a missão da Cigo: ser um elo de apoio para quem mais precisa”.

Referência

Goiás tem se destacado como referência nacional no atendimento e cirurgia de separação de gêmeos siameses. O estado já realizou procedimentos complexos de separação, sendo um dos poucos no país com especialistas nesse tipo de cirurgia. O médico responsável pelos atendimentos, Dr. Zacharias Calil, acompanha de perto os casos, incluindo as três gêmeas siamesas que estão atualmente na Casa do Interior de Goiás, onde recebem suporte médico e acompanhamento contínuo.

“Aqui em Goiás, a sobrevida de bebês siameses está acima da média mundial, graças aos investimentos do Estado na criação de uma estrutura de alto nível, referência nacional. Como a maioria dos casos vem de outros estados, a humanização oferecida pela OVG, por meio da Casa do Interior, é fundamental. A unidade facilita o acesso ao hospital e garante conforto, alimentação de qualidade e atendimento multiprofissional, incluindo de psicólogos, durante todo o tratamento. Nenhum outro estado oferece esse suporte tão importante”, destaca o médico.

Casa do Interior de Goiás
Desde 2019, a Cigo já realizou quase 23 mil atendimentos, oferecendo 120 leitos de hospedagem, alimentação e suporte integral para pacientes do interior do estado e de outras regiões que vêm a Goiânia para tratamentos médicos. A unidade, administrada pela OVG e pelo Goiás Social, atende gratuitamente pacientes e acompanhantes encaminhados por hospitais e órgãos de saúde.

Para ser acolhido na Cigo, é necessário que o paciente esteja em tratamento médico na capital e seja encaminhado por meio de um hospital público, unidade de saúde ou Secretaria Municipal de Saúde. Além da hospedagem, os beneficiados recebem assistência social, psicológica, nutricional e enfermagem, além de participarem de atividades socioeducativas que promovem bem-estar e fortalecimento emocional.

Fotos: Diego Canedo

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Goiás Social

Relacionado

Bumba-meu-boi é destaque em programa da TV Brasil nesta segunda
Influenciadora celebra transformação estética e aumento da autoestima
Motociclista morre após queda de viaduto e atropelamento por ônibus em Belém
Brasil defende candidatura feminina da América Latina para secretária-geral da ONU
senado aprova novas regras para transporte de animais em voos comerciais
TAGGED:1982
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Governo de Goiás firma parceria com maior hub de startups da Ásia
Próximo notícia Pesquisa do Procon Goiás mostra variação de até 353% em preços de itens da cesta básica
- Publicidade -
Ad imageAd image

Últimas Notícias

Integração das forças de segurança reduz homicídios em Aparecida de Goiânia em 50%
Cotidiano
22 de julho de 2025
Duplicação de ponte na avenida Casemiro de Abreu avança e mantém desvios por 15 dias
Cotidiano
22 de julho de 2025
Senador Canedo estreia como palco do prólogo do Rally dos Sertões 2025
Esporte
22 de julho de 2025
Vacinação contra influenza em Goiânia supera 400 mil doses, mas alerta para SRAG permanece
Cotidiano
22 de julho de 2025
//

Brasil em Folhas alcança 20 milhões de leitores e é uma das principais fontes de notícias do país.

Fale com o Brasil em Folhas

Anuncie
Fale Conosco
Expediente
Gráfica Brasil em Folhas
Política de Privacidade
Termos de Uso

Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?