A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) participa de uma missão empresarial à Índia, promovida pelo Governo de Goiás, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e atrair investimentos para setores como agronegócio, energia, fármacos, tecnologia e mineração. A comitiva, composta por 88 participantes, é a maior já enviada pelo estado para o exterior. O presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, destacou a relevância de estreitar os laços comerciais com a Índia, apontando o potencial de crescimento na balança comercial entre os dois países, especialmente em produtos do agronegócio.
Em 2024, Goiás exportou mais de US$ 207 milhões em itens como soja, açúcar e sementes, consolidando sua presença no mercado asiático. A missão visa ampliar essas exportações e explorar novas possibilidades comerciais, além de fortalecer o intercâmbio econômico e gerar oportunidades de parcerias. A delegação goiana também visa firmar acordos bilaterais que contribuam para o desenvolvimento de novos canais de comercialização para produtos como óleos essenciais e especiarias.
A agenda da missão é intensa e inclui compromissos de alto nível, como reuniões com ministros da Índia e participação de Goiás no Painel de Lideranças da India Energy Week 2025. Além disso, o governador Ronaldo Caiado estará presente em eventos de networking com a Federação Indiana de Exportação e líderes industriais, com foco na promoção de um intercâmbio sólido e sustentável entre os dois países.