A Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta terça-feira (18/2), o lançamento do programa Goiânia Bilíngue, com o objetivo de qualificar profissionais por meio da alfabetização em inglês e impulsionar a economia local. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), conta com a parceria da empresa Inglês Fácil Express, que fornecerá tecnologia para o ensino do idioma. O programa está estruturado para atender tanto grandes empresas, que poderão deduzir os custos com a formação de seus colaboradores no Imposto de Renda, quanto pequenos negócios, que terão acesso ao sistema através de doações.
A metodologia utilizada no programa é o System Global Literacy, amplamente adotado por prefeituras brasileiras, e visa facilitar a aprendizagem do inglês com um algoritmo que melhora a pronúncia. O curso, com duração de três a quatro meses, será custeado integralmente por empresas enquadradas no regime de lucro real, conforme as regras da Receita Federal. O programa também irá criar o selo Empresa Bilíngue, que será concedido às organizações que aderirem à formação e proporcionará uma vantagem competitiva no mercado global.
Com a expectativa de reduzir a defasagem de fluência em inglês no Brasil, onde apenas 5% da população fala o idioma, o programa Goiânia Bilíngue busca posicionar a cidade como referência na integração entre educação, inovação e desenvolvimento econômico. Empresas interessadas em participar podem se inscrever por meio da Sedicas, tanto para oferecer a formação a seus funcionários quanto para contribuir com a doação de cursos a microempresas, promovendo um ambiente de negócios mais fortalecido e acessível.