A General Motors (GM) anunciou um investimento de R$ 7 bilhões no Brasil, com o objetivo de modernizar suas fábricas e lançar novos modelos no mercado. Parte desse montante será direcionado à atualização das unidades de São Caetano (SP), São José dos Campos (SP) e Joinville (SC), além de introduzir novos veículos no portfólio, incluindo 10 modelos eletrificados até 2030. A GM planeja também a entrada em novos segmentos de mercado, como os SUVs de entrada, com destaque para um modelo inédito que disputará o segmento com concorrentes como Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
A GM ainda irá reestilizar o Onix, seu carro mais vendido no Brasil, para retomar sua competitividade, já que o modelo tem enfrentado uma queda nas vendas nos últimos anos. Embora o Onix não seja descontinuado, ele passará por uma reformulação significativa para se manter relevante no mercado. Além disso, a empresa também investirá em novos modelos híbridos e elétricos, com a expectativa de que no futuro, a produção de veículos eletrificados se torne predominante nas fábricas brasileiras.
Com o crescimento da concorrência de marcas chinesas no Brasil, a GM aposta em sua parceria com fabricantes da China para manter a competitividade no mercado de veículos de entrada. Fabio Rua, vice-presidente da GM na América do Sul, comentou sobre a importância da revisão dos impostos de importação para equilibrar as condições de concorrência. Apesar do cenário econômico desafiador, a GM se mantém otimista para 2025, prevendo um ano de recuperação no mercado de carros.