Em 2025, o Galo da Madrugada, tradicional bloco de Carnaval do Recife, será criado com uma estrutura 100% reciclável, alinhando-se ao tema “Galo Cidadão Ecológico”. A escolha dessa temática ocorre no contexto da realização da COP30, conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, que acontecerá no Brasil. O bloco de Carnaval recifense abordará questões ambientais e de inclusão social, com destaque para a importância dos catadores de lixo como protagonistas da educação ambiental.
O galo gigante, que terá cinco metros a mais do que as edições anteriores, apresentará elementos decorativos que remetem à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. A população do Recife poderá participar ativamente da montagem do galo, doando garrafas PET de dois litros, que serão utilizadas na confecção de sua vestimenta. Pontos de coleta foram instalados em diversos locais da cidade para incentivar essa contribuição.
Além de sua proposta ecológica, a alegoria também celebrará as manifestações culturais locais, como o Frevo, os Maracatus de Baque Solto e os brinquedos de La Ursa. A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico será formada por tons quentes que evocam essas tradições. A indumentária da figura alegórica contará com a colaboração do multiartista Leopoldo Nóbrega e da designer Germana Xavier, ambos responsáveis pela criação no Espaço Multicultural Arte Plenna.