Uma criança de três anos ficou ferida e parte de uma casa foi danificada após um galho de árvore, de cerca de 8 metros, cair sobre o telhado de uma residência em Guarujá, no litoral paulista. O impacto causou a quebra das telhas e atingiu a criança, que sofreu um corte profundo nas costelas, necessitando de atendimento médico urgente. O acidente ocorreu na última segunda-feira (27), quando a mãe da criança estava no local com seus filhos.
A mãe da vítima, Sueli Santos, relatou que desde 2019 ela e outros moradores da região solicitaram à Prefeitura de Guarujá a poda da árvore, que representava risco de queda. No entanto, a demanda não foi atendida, embora profissionais do município e de outras entidades, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a concessionária de energia, tenham realizado apenas visitas no local. Segundo a administração municipal, a responsabilidade pela análise e poda da árvore seria do DER, pois o local está em área de rodovia e em meio a uma área de preservação ambiental.
A falta de manutenção preventiva na área foi apontada como fator crucial para o acidente, gerando preocupações sobre a segurança dos moradores. Embora a Prefeitura de Guarujá tenha informado que o caso está sendo analisado, a responsabilidade pela poda das árvores ao longo da Rodovia Guarujá-Bertioga segue com o DER, que até a última atualização da reportagem não havia se manifestado sobre o assunto.