O Fundo Social de Mogi das Cruzes iniciou uma campanha de arrecadação de itens essenciais após as fortes chuvas que atingiram a cidade entre a noite de sexta-feira (31) e a madrugada de sábado (1º). Duas famílias ficaram desabrigadas no bairro Santos Dumont, sendo encaminhadas para um abrigo provisório, onde receberão apoio, como alimentação, roupas e itens de higiene pessoal. A campanha busca doações de produtos de higiene pessoal para adultos e crianças, produtos de limpeza, e água potável, com os pontos de entrega localizados no Tiro de Guerra e na sede do Fundo Social, na Prefeitura Municipal.
As chuvas, que causaram acumulados de 109,8 mm nas últimas 72 horas, afetaram principalmente o bairro Oropó, onde ocorreram deslizamentos de terra e alagamentos. A equipe da Prefeitura está atuando para desobstruir as vias públicas e garantir a vazão adequada das águas. A área mais impactada pela inundação foi a região das avenidas Austrália e Oceania, onde um desmoronamento de barranco obstruiu o fluxo do Rio Oropó. Além disso, houve quedas de árvores em diferentes locais, prejudicando a circulação.
A Prefeitura, por meio da Operação Verão, segue atendendo as áreas afetadas e continua realizando ações de assistência e reestruturação. A população pode registrar ocorrências pelo número 199, disponível 24 horas por dia. O cenário de alagamentos e deslizamentos evidencia a necessidade de mais suporte à comunidade, e a campanha de arrecadação é uma das iniciativas para minimizar os impactos desta situação.