Na última quarta-feira (12), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizou um indígena isolado da região do Mamoriá Grande, entre os municípios de Pauini e Lábrea, no Amazonas. O contato foi realizado de forma voluntária por parte do indígena e ocorreu em uma comunidade ribeirinha nas proximidades do rio Purus. A Funai foi informada da presença do indígena em uma comunidade não indígena e rapidamente deslocou uma equipe para assegurar seu isolamento sanitário, além de fornecer cuidados médicos necessários. Na quinta-feira (13), o indígena retornou à floresta.
Após o retorno do indígena, agentes da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Funai realizaram uma avaliação da situação local. A Funai, por sua vez, seguiu monitorando o território e orientando a população sobre as medidas de proteção ao indígena e sua comunidade. Para reforçar a proteção da área, duas equipes da Funai e uma equipe da Sesai foram enviadas à Base de Proteção Etnoambiental de Mamoriá Grande, onde permanecerão por tempo indeterminado. Uma colaboradora indígena do povo Juma, especializada no monitoramento de povos isolados, acompanha a ação.
A região de Mamoriá Grande enfrenta diversas ameaças, como especulação fundiária, conflitos locais e a falta de respaldo legal para fiscalização. A Funai tem acompanhado constantemente a situação e implementado medidas para proteger a Terra Indígena Mamoriá Grande, reforçando a segurança e a proteção dos povos isolados.