Uma frente fria estacionária sobre o Oceano Atlântico, próxima ao litoral de Santa Catarina e Paraná, está trazendo chuvas intensas para esses estados nos próximos dias, além de um leve alívio nas temperaturas devido à nebulosidade e precipitação. Uma nova frente fria deve se formar entre quinta (20) e sexta-feira (21), afetando também o Sul e Leste de São Paulo, com previsão de mais chuvas e queda nas temperaturas.
No entanto, enquanto o Sul e o Sudeste experimentam esse fenômeno, o restante do país ainda enfrenta a terceira onda de calor. Nove estados e o Distrito Federal estão sob influência de altas temperaturas e baixa umidade, com o bloqueio atmosférico impedindo a entrada de novas frentes frias. Essa onda de calor deve persistir até segunda-feira, 24 de fevereiro.
Além disso, outras regiões do Brasil, como o Ceará, Norte do Piauí, Maranhão, Pará e Amapá, também têm previsão de temporais devido à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz umidade do equador durante o verão. O cenário geral do país se caracteriza pela coexistência de áreas com chuva intensa no Sul e Norte, enquanto o Centro e Oeste seguem com temperaturas elevadas e escassez de chuvas.