No sábado (7), 13 crianças ficaram ilhadas dentro de um ônibus em Guaratuba, no litoral do Paraná, após um alagamento causado pelas fortes chuvas da noite anterior. Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus está em uma área seca, isolado entre dois rios, sem risco iminente. Uma embarcação foi enviada para o resgate, mas o local é de difícil acesso, exigindo o uso de barco a remo. Se as condições meteorológicas melhorarem, uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas pode ser mobilizada para ajudar.
Além de Guaratuba, outras cidades do litoral paranaense, como Morretes, Paranaguá e Antonina, também enfrentam estragos devido às intensas chuvas, com deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil informou que 59 pessoas estão desalojadas e 13 desabrigadas, e as equipes de resgate estão trabalhando com o apoio de prefeituras locais. Chuvas de até 150 mm foram registradas em algumas áreas, e a previsão é de que o tempo melhore no sábado, com a redução da água acumulada.
A situação causou ainda interdições nas rodovias do estado, incluindo trechos da BR-277 e PR-508, devido a deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil emitiu alertas para moradores de áreas de risco e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez previsões de chuvas intensas e ventos fortes para todo o Paraná, com riscos de alagamentos e deslizamentos. Autoridades orientam a população a tomar precauções e seguir os avisos de segurança para evitar danos maiores.