Na madrugada deste domingo (9), a cidade de Juquiá, localizada no Vale do Ribeira (SP), foi severamente afetada por uma forte chuva que provocou deslizamentos de terra e alagamentos em vários bairros. O centro da cidade e pelo menos seis bairros foram atingidos, com cerca de 150 casas invadidas pela água. Nos bairros Vila Industrial, Vila Sanches e Pedreira, foram registrados 20 deslizamentos sobre residências e vias públicas, embora, felizmente, não tenha havido vítimas.
A rodovia Tenente Celestino Américo (SP-079) ficou interditada devido a um deslizamento de terra, mas o tráfego foi restabelecido ainda pela manhã. Equipes da Defesa Civil continuam as vistorias e o trabalho de limpeza nas ruas afetadas pela enxurrada. Além disso, a cidade de Pariquera-Açu, próxima a Juquiá, também sofreu com alagamentos no sábado (8), onde as ruas se transformaram em rios e vários veículos ficaram submersos.
Apesar dos danos causados pelas chuvas, a Defesa Civil não registrou vítimas graves. A cidade segue em alerta para possíveis novos temporais, já que o fim de semana foi marcado por riscos de enchentes na região, com o Inmet emitindo alertas para várias áreas do país, embora o Vale do Ribeira não tenha sido incluído nos avisos.