As Forças de Segurança do Amazonas iniciaram no sábado (22) a primeira Central Integrada de Fiscalização (CIF) durante os blocos e bandas de carnaval em Manaus. A ação tem como objetivo verificar possíveis irregularidades, como a ausência de documentos obrigatórios e a presença de crianças e adolescentes nas festas. A fiscalização envolve diversos órgãos, incluindo a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e as secretarias estaduais e municipais, e abrange todas as zonas da capital.
Entre as principais preocupações estão a presença de menores de idade em locais de festas, especialmente à noite. Crianças de até 12 anos não podem participar das festas, enquanto adolescentes de 12 a 18 anos podem estar presentes apenas se acompanhados de um responsável legal e com a documentação necessária. A fiscalização visa garantir a segurança, a legalidade e o cumprimento das normas de proteção à infância e adolescência durante as festividades.
Além da atuação das forças de segurança, agentes de trânsito do IMMU também monitoram as festividades e ajustam o tráfego quando necessário. Alterações no trânsito foram implementadas nas avenidas e linhas de ônibus da capital durante o final de semana para permitir a realização dos eventos. As mudanças no trânsito seguirão até o fim deste domingo (23).