Na terça-feira, 12 de fevereiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) abateu um avião de pequeno porte que entrava no espaço aéreo nacional vindo da Venezuela, na Região Norte do Brasil. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal, seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), conforme legislação federal. A aeronave suspeita não respondeu aos chamados por rádio e não seguiu as instruções de mudança de rota para pousar em um aeródromo próximo.
Diante do não cumprimento das ordens, a FAB disparou tiros de advertência, mas sem sucesso. Em consequência, a aeronave foi classificada como hostil, e a medida final de Tiro de Detenção foi executada, a fim de evitar a continuidade do voo ilícito. O impacto da medida resultou na queda do avião. A localização da aeronave no solo foi realizada na quarta-feira (13), por meio de um helicóptero da FAB.
Durante a inspeção da aeronave, que contou com a participação da Polícia Federal, foram encontrados dois corpos e indícios de carga de drogas no interior da aeronave. O incidente destaca a atuação das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas através de rotas aéreas no Brasil.